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Dúvidas Gerais de Alunos


Pelo portal do aluno, em “serviços > nova solicitação > declaração de cursando”. O aluno não poderá ter documentos pendentes para confecção da declaração de cursando.


Pelo portal do aluno, em “serviços > nova solicitação > carteira de estudante”. Após a solicitação será disponibilizado um boleto (R$ 7,99). Após o pagamento do boleto e o envio da foto 3x4, a carteira entrará em processo de confecção e disponibilizaremos o arquivo para impressão via portal do aluno.


Para acessar as aulas (material didático) basta clicar no ícone “aulas”, depois selecionar o curso e a disciplina que deseja estudar e clicar em “filtrar”. Após isso será disponibilizado o material (em anexo).


O tempo mínimo para conclusão do curso de Pós-Graduação pode variar de acordo com a carga horária do curso escolhido, sendo assim, o aluno será previamente informado no ato da matrícula. É importante salientar que o aluno não poderá apresentar nenhuma pendência (acadêmica, administrativa e financeira) para obter documentos que comprovem a conclusão do curso.


Pelo portal do aluno, em “serviços > nova solicitação > troca de curso”, bem como, informar qual curso deseja fazer no campo “observações”. Ao fazer a solicitação será gerado automaticamente um boleto, referente à taxa (R$ 70,00) de troca de curso. Após o pagamento, realizaremos a troca do curso.


Para conferência das notas, você deverá acessar seu portal, ir ao campo “resultados > notas parciais”. As notas finais só serão disponibilizadas ao término do curso.


Segue a lista dos documentos necessários: Para pós-graduação: RG; CPF; Certidão de nascimento/casamento; Diploma da graduação frente e verso (autenticado); Histórico da graduação, Contrato de Prestação de Serviços, comprovante de residência e foto 3x4.
Para complementação pedagógica/segunda licenciatura: 1 cópia REQUERIMENTO ACADÊMICO da Faculdade Ideal devidamente preenchido, assinado e reconhecido firma pelo aluno; 1 Cópia autenticada do Diploma do Ensino Médio (frente e verso); 1 Cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio (frente e verso); 1 Cópia autenticada do Diploma de Ensino Superior (frente e verso); 1 Cópia autenticada do Histórico de Ensino Superior (frente e verso); 1 Cópia autenticada da Carteira de Identidade (frente e verso); 1 Cópia autenticada do CPF; 1 Cópia autenticada do Título de Eleitor (frente e verso); 1 Cópia da Certidão de Quitação Eleitoral - Site do TRE (não precisa autenticar); 1 Cópia autenticada da Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio; 1 Cópia autenticada do Comprovante de quitação do Serviço Militar (se homem); 1 Cópia (nítida) do Comprovante de residência (último mês); 1 Cópia do Contrato de Prestação de Serviços preenchido e assinado.
Para cursos de capacitação: RG; CPF; Certidão de nascimento/casamento; Contrato de Prestação de Serviços e comprovante de residência. Obs*: Para emissão de qualquer documento educacional é necessário sanar todas as pendências em relação à documentação.


A atividade presencial não é mais obrigatória a alunos de pós-graduação, somente COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA e SEGUNDA LICENCIATURA.


O TCC deverá ser enviado para correção a partir do penúltimo mês de curso e o aluno deverá solicitar sua correção via portal do aluno no campo “Serviços > Nova solicitação > Correção de TCC”. O prazo para retorno do mesmo é de 30 dias. Caso o aluno tenha interesse pode solicitar a correção com urgência mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 130,00 que disponibilizaremos no seu portal.


Pelo portal do aluno, em “serviços > nova solicitação > 3ª avaliação”. Após a solicitação será disponibilizado um boleto (R$ 20,00) referente à liberação da prova. Após o pagamento, disponibilizaremos a prova em seu portal.


Está disponibilizado em seu portal, no campo "fórum" um anexo com as orientações sobre o TCC. Você poderá também estar encaminhando suas dúvidas para nossos tutores, pelo seu portal em ''mensagens'' para o setor de “tutoria’’. Também temos o canal de chat, que fica disponível em nosso site e temos tutores on-line disponíveis para sanar as dúvidas referentes ao TCC.


O contrato se encontra no seu portal do aluno em: Estudante > Documentos Institucionais > Contrato. Selecione a sua modalidade de curso para baixar o referido contrato.


As opções são: através do portal do aluno em mensagens (na função funcionário colocar em financeiro), pelo e-mail financeiro.aluno@ibrasuperior.com.br, através do WhatsApp (033) 3321-4039 ou pelo canal de chat que está disponível no site.


As opções são: Através do portal do aluno em mensagens (na função funcionário colocar em financeiro), pelo e-mail financeiro.aluno@ibrasuperior.com.br, através do whatsapp (33) 3321-4039 ou pelo canal de chat que está disponível no site.


Sim, através do portal do aluno em mensagens (na função funcionário colocar em financeiro), pode ser retirada no nome de outra pessoa que seja responsável pelo pagamento do curso. (Somente com grau de parentesco ou com comprovação de vínculo empregatício com a empresa). Será emitida a nota fiscal somente de valores já pagos.


Sim o pagamento do cartão de credito é aceito como forma de pagamento e o valor do curso pode ser parcelado.


O estágio somente é obrigatório para cursos de COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA e SEGUNDA LICENCIATURA e nas pós-graduações em áreas clínicas. Os alunos irão receber orientação sobre estágio via e-mail e receberão apoio pedagógico por parte da tutoria para a confecção do mesmo. A solicitação de correção precisa ser realizada pelo portal do aluno, em “serviços > nova solicitação > correção de estágio”.


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