Formação de Professores - R2


MATEMÁTICA PARA BACHARÉIS - FORDOC R2 - 2019

Detalhes do Curso - MATEMÁTICA PARA BACHARÉIS - FORDOC R2 - 2019


Público Alvo

Para quem possui um diploma de graduação de qualquer curso bacharelado ou tecnólogo e tem o interesse de se tornar professor, faz-se necessário realizar o curso de formação pedagógica, conhecido como R2. Caracteriza-se por uma graduação que pode ser realizada entre o período de 6 a 15 meses, reconhecida pelo MEC, que permite a esses profissionais graduados o exercício da docência. Os cursos de complementação pedagógica em formação pedagógica e/ou R2 são cursos integrantes do programa especial de formação pedagógica regulamentado pela NOVA RESOLUÇÃO Nº 2, de 20 de Dezembro de 2019, ofertados a portadores de diplomas de curso superior. O programa destina-se a suprir a falta nas escolas de professores habilitados, em determinadas disciplinas e localidades, em caráter emergencial e provisório. Duração dos Cursos: A formação deve ser organizada de modo que corresponda à seguinte carga horária mínima: 760 (Setecentas e sessenta) horas de conteúdo Metodológico. 400 (quatrocentas) horas para a prática pedagógica na área ou no componente curricular.

Objetivos do Curso

O curso de formação pedagógica para graduados tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, outra graduação para aqueles que já concluíram um curso de nível superior com titulação em bacharelado ou tecnólogo, independentemente da área de formação, atendendo a Resolução nº. 2, de 20 de Dezembro de 2019 oferece a Formação Pedagógica com duração de 6 meses.

Grade do Curso:

Disciplinas
Núcleo Comum:
Didática e Trabalho Docente - 30h
Formação e Prática Docente - 30h
Psicologia da Educação e da Aprendizagem - 30h
Avaliação na Educação Infantil - 30h
Educar Adolescentes - 30h
Métodos e Técnicas de Educação de Jovens e Adultos - 30h
Planejamento Educacional e Gestão do Ensino - 30h
Libras: Básico e Avançado - 30h
Núcleo Específico:
Cálculo I e II - 30h
Cálculo III - 30h
Cálculo Numérico - 30h
Lógica e Fundamentos da Matemática - 30h
Estatística e Probabilidade - 30h
390h Grade Curricular
400h Estágio Supervisionado
790h Total Geral do Curso (sem as disciplinas optativas)
Disciplinas Optativas (+ 30h cada disciplina)
Avaliação do Ensino e da Aprendizagem
Distúrbios de Aprendizagem
Fundamentos da Aprendizagem
Alfabetização e Linguagem
Motivação e Desempenho Escolar
Práticas Dinâmicas de Leitura e Escrita em Sala de Aula
Leitura e Produção de Texto
História da Educação
Filosofia, Ética Profissional e Cidadania
Relação Família Escola
A Pesquisa como Prática Educacional
Inteligência Emocional
Coordenação Pedagógica e o Espaço de Mudanças
Fundamentos da Orientação - Supervisão e Inspeção Escolar
Introdução a Psicopedagogia
Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais nas Organizações
Educação Inclusiva, Direito a Diversidade
Dislexia Ultrapassando as Barreiras do Preconceito
Sexualidade na Escola Abordagem Didática Pedagógica
Tópicos Especiais em Educação Ambiental e Direitos Humanos
Enfrentando a Indisciplina e a Violência na Escola
Projeto Político Pedagógico da Escola
Gestão da Escola
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica
Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica
Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio
Procedimentos de Ensino
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica no Brasil
Estas disciplinas não são obrigatórias no componente curricular. Se forem adquiridas pelo aluno devem possuir plano financeiro à parte e somadas totalizarão a carga horária de cada disciplina na duração mínima do curso.

Todos direitos reservados © | IBRA - 2020