Formação de Professores - R2


FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA

Detalhes do Curso - FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA


Público Alvo

Graduados na área de : ADMINISTRAÇÃO, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, ASTRONOMIA, BIOENGENHARIA, CIÊNCIAS ATUARIAIS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, ENGENHARIAS, GEOPROCESSAMENTO, GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, GESTÃO COMERCIAL, GESTÃO FINANCEIRA e SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

Objetivos do Curso

Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura: entenda a diferença!

Em 2015, o Ministério da Educação (MEC) estimou o déficit de 170 mil docentes nos níveis fundamental e médio no país. Além disso, muitos professores também não têm a qualificação necessária para a formação dos estudantes. Isto se deve por que faltam profissionais interessados em lecionar em áreas como Matemática, História, Geografia, Ciências Biológicas, Física, Sociologia, Informática.

Para incentivar a formação de mais professores nestas áreas, o MEC publicou a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, conhecida como R2, permitindo que profissionais já graduados não licenciados busquem sua formação pedagógica em tempo menor e que licenciados busquem sua segunda licenciatura de forma mais rápida também.

Ao se formar, o profissional poderá atuar nas diferentes modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas.

Assim, temos o que chamamos de cursos de Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura. Vamos entender o que é?

O curso de Formação Pedagógica tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, outra graduação para aqueles que já concluíram um curso de nível superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo, independentemente da área de formação, e desejam atuar como licenciados. Ex: Tecnólogo em Processos Gerenciais que deseja se licenciar em Matemática para atuar nesta área.

Já o curso de Segunda Licenciatura é voltado aos profissionais que já são da área de Educação e desejam ter uma nova habilitação para atuar em uma nova ou paralelamente em outra área. Por exemplo: Licenciado em Pedagogia que deseja ter uma nova habilitação e para atuar juntamente em uma nova área, por exemplo: Letras.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA: Esse curso destina-se exclusivamente a formados em bacharelados e cursos superiores de tecnologia, cujo histórico demonstre uma sólida formação em disciplinas afins na área de exatas. Selecionamos alguns cursos de bacharelados e tecnólogos que, após análise curricular, podem cursar a complementação pedagógica em matemática

*Lembrando que os cursos listados acima são exemplos. Para efetivação da matrícula é indispensável o envio do histórico e diploma da graduação para análise curricular dentro do prazo de 48 horas uteis.

Grade do Curso:

Disciplinas
Didática e Trabalho Docente
Formação e Prática Docente
Psicologia da Educação e da Aprendizagem
Avaliação do Ensino e da Aprendizagem
Distúrbios de Aprendizagem
Fundamentos da Aprendizagem
Alfabetização e Linguagem
Avaliação na Educação Infantil
Motivação e Desempenho Escolar
Práticas Dinâmicas de Leitura e Escrita em Sala de Aula
Leitura e Produção de Texto
História da Educação
Filosofia, Ética Profissional e Cidadania
Relação Família Escola
A Pesquisa como Prática Educacional
Inteligência Emocional
Coordenação Pedagógica e o Espaço de Mudanças
Educar Adolescentes
Cálculo numérico 60h
Cálculo I e ll 60h
Cálculo Ill 60h
Inclusão Soc. de Pes. com Nec. Esp. nas Organizações
Educação Inclusiva, Direito a Diversidade
Dislexia Ultrapassando as Barreiras do Preconceito
Sexualidade na Escola Abordagem Didática Pedagógica
Tóp. Esp. em Edu. Ambiental e Direitos Humanos
Enfrentando a Indisciplina e a Violência na Escola
Projeto Político Pedagógico da Escola
Gestão da Escola
Libras: Básico e Avançado
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica
Diretrizes Nacionais para Educação Especial
Diretrizes Nacionais para Ensino Fundamental e Médio
Planejamento Educacional e Gestão do Ensino
Procedimentos de Ensino
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica no Brasil
Estágio Supervisionado I – Educação Infantil
Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental I e/ou II
Estágio Supervisionado III – Ensino Médio e/ou EJA

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